Pular para o conteúdo principal

Sobre a crise

O professor Frederico Mazzuchelli fez interessante palestra nesta quinta-feira (10/9) sobre a crise do capitalismo na sede nacional do PCdoB. Didático e profundo, o professor aponta para um mundo em redefinição nos termos de funcionamento da economia e da sociedade.

Para ele, marchamos para o fim da hegemonia unipolar dos ianques para um mundo multipolar, ainda com a presença forte dos EUA, dividindo as rédeas do mundo com uma Europa forte, uma China fortíssima e também com os países emergentes como o Brasil.

Frederico Mazzuchelli destacou cinco pontos que, a seu ver, devem compor uma análise contemporânea do mundo:

1. O mundo será multipolar; 2. mundo não pode viver sem a presença ativa do Estado, é falácia a tese do mercado auto-regulável; 3. questão central é o controle do sistema financeiro e do crédito pelo Estado; 4. o capitalismo sempre reproduz suas mazelas, como o desemprego. Mundo não pode conviver com desemprego de dois dígitos (mais de 10%, como hoje). Decisões privadas não resolvem problema do desemprego, só a ação do Estado pode viabilizar o pleno emprego; 5. o Estado precisa se responsabilizar pela universalização da saúde e da educação, questão mínima para uma vida decente.

Por último, o professor aposta na queda irreversível do liberalismo e no ressurgimento, com novo vigor, das ideias progressistas e socialistas.

Postado por nivaldosantana | 10 de setembro de 2009 | Arquivado em Sem categoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Médica acreana presa em Pernambuco A médica acreana Alessandra Bréa Moreno Dantas foi presa pela Polícia Federal na sexta-feira (1), em Caetés (PE). Após concluir o curso de medicina em Pinar del Rio, com bolsa do governo de Cuba, voltou ao Acre, onde em diversas ocasiões procurou a Universidade Federal do Acre (Ufac) para tentar se regularizar. Como todos sabem, os médicos formados no exterior sempre foram tratados com preconceito e descaso por um grupo da Ufac. Alessandra Bréa tinha conquistado na Justiça o direito de trabalhar com registro provisório do Conselho Regional de Medicina (CRM). Como o registro expirou, a médica teve que deixar o Acre após a proibição de trabalhar também com um Termo de Ajuste de Conduta. Ela já havia conseguido revalidar seu diploma pela Universidade Federal do Ceará, mas aguardava a burocracia enquanto fazia plantões em Caetés. Infelizmente, Alessandra Bréa foi surpreendida pela Polícia Federal, após denúncia do CRM de Pernambuco, acusada...

POSSIVEL ESTUPIDEZ...

As palavras racistas de Trump incitam o ódio e alimentam a xenofobia global   AddThis Sharing Buttons Share to Facebook Share to Twitter Share to WhatsApp Share to E-mail Share to Imprimir Por Global Times 26/03/2020 19:20 Créditos da foto: O presidente dos EUA, Donald Trump, faz uma declaração para a imprensa após uma reunião com representantes do setor de enfermagem na Sala Roosevelt da Casa Branca sobre a pandemia do COVID-19 na quarta-feira em Washington, DC (AFP) A Informação não é mercadoria, é um bem público. Venha se somar aos mais de 100.000 leitores cadastrados. ...