Pular para o conteúdo principal

Anselmo Raposo...VISITEM...!!!

educação o lugar é aqui.

Desde 28/10/2008

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL COMEÇA HOJE


Nascido em Porto Alegre (RS) há exatos dez anos como reação ao capitalismo neoliberal, o Fórum Social Mundial volta ao berço em uma edição muito mais compacta do que as anteriores e para uma missão diferente. O FSM quer decidir que rumo tomará na próxima década. O movimento, que paralisou o Fórum Econômico Mundial de Davos em 2001, está dividido, basicamente, entre aceitar a participação de governos e partidos políticos ou continuar com um espaço dos movimentos sociais.
Saudado no FSM de 2003 como o primeiro “filho” do movimento anti-globalização a chegar ao poder, o presidente Lula, que frequenta o FSM desde a primeira edição, chegará a Porto Alegre terça-feira para participar da análise e debater com os movimentos sociais os sete anos de seu governo. Outros presidentes de países latinos, que inicialmente iriam a Porto Alegre, estão transferindo as agendas para a edição especial do FSM em Salvador (BA), entre os dias 29 e 31 de janeiro. O presidente eleito do Uruguai, José Mujica, e o vice-presidente da Bolívia, Álvaro García Linera, participarão de várias atividades paralelas ao fórum.
Ao contrário de outras edições, o FSM não terá em 2010 uma única “cúpula”, mas 27 eventos em vários países ao longo do ano. O mais importante, no entanto, é mesmo o que começa hoje em Porto Alegre, onde estarão vários dos mais renomados animadores do Fórum Social Mundial, como o português Boaventura dos Santos, o egípcio Samir Amin e os franceses Eric Toussaint e Bernard Cassen (leia entrevista na página seguinte), além de Susan George. Estes intelectuais participarão, junto com dezenas de ativistas latino-americanos, de um seminário que, segundo a organização, “examinará os novos desafios da sociedade civil” e tentará “projetar os caminhos futuros do Fórum Social Mundial”.
O objetivo é ambicioso, pois, em dez anos, o Fórum Social Mundial não avançou “da fase de protesto à fase de propostas”, conforme sustentam alguns de seus fundadores, como o espanhol Ignacio Ramonet. Para outros, não foi bem assim. As discórdias internas se dividem segundo os governos da América Latina, principal foco do Fórum Social Mundial. Convivem tendências que vão desde o “bolivarianismo” do presidente venezuelano, Hugo Chávez, até o pragmatismo de Lula e do PT. Outra tendência que cresce no FSM é a linha indígena de Evo Morales, presidente da Bolívia. Chávez e seus apoiadores querem que o FSM se transforme em uma 5ª Internacional Socialista. O PT quer que o FSM simplesmente se abra para a participação direta dos partidos e governos progressistas. Morales, por sua vez, quer que o Fórum se transforme em uma gigantesca Internacional dos Movimentos Sociais.
“Não creio que o FSM deixe de ser um espaço de ideias, focado nos movimentos da sociedade civil, para se tornar qualquer outra coisa. Um Fórum Social de partidos, por exemplo, não é um Fórum Social. Isso não existe. Mas as diferenças estão no DNA do FSM e não seria bom que não existissem”, diz Oded Grajew, um dos criadores do Fórum.
Além do seminário de balanço que será realizado em Porto Alegre, haverá 500 atividades em cidades metropolitanas, como São Leopoldo, Canoas, Sapucaia do Sul, Sapiranga e Novo Hamburgo, e ainda em Santa Maria, na região central gaúcha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

keneisianos...

John Maynard Keynes Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa Esta página cita  fontes confiáveis , mas que  não cobrem todo o conteúdo .  Ajude a  inserir referências . Conteúdo não  verificável  poderá ser  removido .— Encontre fontes:   Google  ( notícias ,  livros  e  acadêmico )   ( Setembro de 2016 ) John Maynard Keynes CB John Maynard Keynes Conhecido(a) por Macroeconomia ,  Escola keynesiana Nascimento 5 de junho  de  1883 Cambridge ,  Inglaterra Morte 21 de abril  de  1946  (62 anos) Tilton ,  East Sussex ,  Inglaterra Nacionalidade   Britânico Cônjuge Lydia Lopokova  (1892-1981) Alma mater King's College, Cambridge Causa da morte Ataque cardíaco Campo(s) Economia Política ,  probabilidade John Maynard Keynes  ( Cambridge ,  5 de junho  de  1883  —  Tilton ,  East Sussex ,  21 de abril  de  1946 ), foi um  economista   britânico  cujas ideias mudaram fundamentalmente a teoria e prática da 

NÃO SOU EU ...SIM MARX FALAVA 1818 - 1883

Poder e Luta de Classes A tradição marxista ortodoxa coloca o poder localizado no Estado. A burguesia, desse modo, governa a sociedade porque possui o controle do Estado. A antítese deste poder seria o partido comunista. Para um partido comunista tomar o poder, este deve se equiparar a um aparelho de Estado, com todas as suas regras, disciplinas, hierarquia. Seria uma espécie de um projeto estatal, um mini-estado. Um modelo do que será o futuro estado comunista. Porém, uma questão que surge é: estaria o poder localizado somente no Estado? Ou tomando o poder de Estado obtêm-se também o controle de toda a sociedade, sendo capaz a transformação de uma sociedade capitalista para uma socialista e posteriormente comunista? Segundo a obra de Michael Foucault, o poder não é um instrumento no qual podemos possuir ou adquirir. Existe na verdade múltiplos poderes, relações de poder. Certamente que Foucault não é marxista, mas não me incomodo de usá-lo aqui para explicar o fu

PRA CIMA DO GIGANTE

ssa é a família, pra cima do gigante emissários e culto racional (firme e forte e avante) novas vidas me motivam, inspira caminhada musica por musica pra nós não vale nada com unção, com temor propagando o amor, das quebradas com amor, expulsamos o terror não negociamos a nossa fé carater amizade assim que é unidos na junção alvo ou compromisso longe do holofot buscando o princípio se não for pelas vidas o porre é em vão em busca da vaidade se vivi na iluzão de ganhar a glória fama e dinheiro o mano se corrompe e os sonhos viram pesadelos emissários a proposta de renovação trazendo boas novas diferenças ao seu coração esperança e fé, harmonia e benigidade, humildade nova vida trasformada de verdade refrão com cristo eu vou pra cima do gigante, eu vou firme e forte e avante! por cristo eu vou fazer mais que uma rima instrumento pra gloria de deus mao pra cima! (2x) cadê a meta o foco de pregar defender a coisa certa, princípios e valores não se vendem nem se empresta