Pular para o conteúdo principal

Rap e cultura em show beneficente no Guamá


Coletivo de grafiteiros do bairro do Guamá organiza neste domingo (17) um show beneficente em prol do bairro. A ideia da 1ª Ação Social do Metal Arte Studio partiu após a fama imputada ao Guamá de ser um bairro bastante violento.
Sandro Metal é grafiteiro. Pela profissão que escolheu, sempre teve que conviver com certo preconceito. “É aquele lance, confundem com pichação, vandalismo. Fazer o quê?”, desabafa. Depois de dez anos trabalhando no mercado de Belém como artista gráfico, ele gradualmente ganhou o merecido respeito, estabelecendo sua marca através do Metal Arte Studio. Localizado no bairro do Guamá, o espaço surgiu através da reunião de Sandro com outros profissionais do grafite e da pintura, para desenvolver trabalhos comercias como pintura de faixas, muros, banners, logomarcas e serigrafia.

Mas tinha algo que ele não aceitava: o estigma que carregava a sua vizinhança. Classificada como uma área vermelha pelas autoridades, termo que caracteriza as regiões da Região Metropolitana de Belém com grandes índices de criminalidade, o Guamá é via de regra retratado na mídia por assaltos, violência ou tráfico de drogas. “Existe muita gente boa aqui. Muita coisa positiva acontecendo. Só que não tem espaço, fica perdido no meio das coisas ruins que ganham destaque. Fico doente com isso. Sério, até arriei na cama de tanta preocupação. Para fazer o bem é uma dificuldade, agora, o mal, é num estalo”, conta o grafiteiro.

Foi em meio a essa inquietação que os integrantes do estúdio bolaram a ideia da 1ª Ação Social do Metal Arte Studio. O evento beneficente que acontece neste domingo (dia 17) irá reunir os grupos de rap Trilha do Canal e Revolução do Norte, e a discotecagem do regueiro DJ Vitor Pedra. Além disso, serão oferecidas oficinas gratuitas de aerografia, grafite e desenho, e cortes de cabelo para a população.

O evento é uma produção independente, realizada através do Metal Arte Studio, o coletivo Nação Hip Hop Pará e a União Juventude Socialista (UJS), com apoio da empresa Copala, do Salão Pink e dos moradores do local. “É uma grande mobilização das pessoas do bairro. Cada um ajudou como pôde: uns deram tinta, outros cadeiras, tem gente ajudando na montagem do palco”, diz Alexandre Blanco, o “Vírgula”, 28 anos, integrante do estúdio.

Além de “Vírgula”, que trabalha na administração do Metal Arte Studio, o estúdio é composto por Eduardo, especializado em pintura, Metal, com grafite e aerografia, Samuel, com textura, Mike, com serigrafia, e Marceli, com design gráfico. “Funcionamos mais como uma reunião de brothers, um coletivo de artistas, do que uma empresa”, define “Vírgula”.

Em 2008, o estúdio transformou-se em um centro de artes e espaço de convivência para os moradores da região. O local conta com uma pista de skate, onde são oferecidos cursos do esporte para crianças do bairro. Além disso, disponibiliza um pequeno estúdio para ensaios para grupos de rap.
PARCERIAS

Um dos parceiros e beneficiados pelo projeto é o grupo de rap Trilha do Canal. Formado em 2008, no bairro da Cremação, pelos MCs Brown e Alan e o DJ Vitor Pedra, o grupo faz uma mistura de reggae e hip hop em seu som e ensaia periodicamente no local. O Metal Studio possui amplificadores, mesa de som e microfones, que, além das bandas, fica à disposição para a associação de bairros do local e outros parceiros, como o grupo de capoeira Dandara Bambula, que utiliza o equipamento para treinos.

“Somos parte de uma grande irmandade”, afirma Vitor Pedra, 30 anos. “O Metal Studio é o único lugar disponível para a galera do Hip Hop na cidade. Isso é importantíssimo se você levar em consideração que esses grupos vêm da periferia e não contam com grana nem acesso a equipamentos”, explica.



SERVIÇO

A 1ª Ação Social do Metal Arte Studio, com os grupos Trilha do Canal , Revolução do Norte e DJ Vitor Pedra, acontece hoje (dia 17), das 8h às 13h, no Metal Arte Studio (José Bonifácio, 2725, entre Santa Fé e Serrão. Guamá). Serão oferecidas oficinas gratuitas de aerografia, grafite, e desenho, além de cortes de cabelos para 200 pessoas. Informações: 8816-9882/ 8858-1781/8104-8793.
(Diário do Pará)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

keneisianos...

John Maynard Keynes Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa Esta página cita  fontes confiáveis , mas que  não cobrem todo o conteúdo .  Ajude a  inserir referências . Conteúdo não  verificável  poderá ser  removido .— Encontre fontes:   Google  ( notícias ,  livros  e  acadêmico )   ( Setembro de 2016 ) John Maynard Keynes CB John Maynard Keynes Conhecido(a) por Macroeconomia ,  Escola keynesiana Nascimento 5 de junho  de  1883 Cambridge ,  Inglaterra Morte 21 de abril  de  1946  (62 anos) Tilton ,  East Sussex ,  Inglaterra Nacionalidade   Britânico Cônjuge Lydia Lopokova  (1892-1981) Alma mater King's College, Cambridge Causa da morte Ataque cardíaco Campo(s) Economia Política ,  probabilidade John Maynard Keynes  ( Cambridge ,  5 de junho  de  1883  —  Tilton ,  East Sussex ,  21 de abril  de  1946 ), foi um  economista   britânico  cujas ideias mudaram fundamentalmente a teoria e prática da 

NÃO SOU EU ...SIM MARX FALAVA 1818 - 1883

Poder e Luta de Classes A tradição marxista ortodoxa coloca o poder localizado no Estado. A burguesia, desse modo, governa a sociedade porque possui o controle do Estado. A antítese deste poder seria o partido comunista. Para um partido comunista tomar o poder, este deve se equiparar a um aparelho de Estado, com todas as suas regras, disciplinas, hierarquia. Seria uma espécie de um projeto estatal, um mini-estado. Um modelo do que será o futuro estado comunista. Porém, uma questão que surge é: estaria o poder localizado somente no Estado? Ou tomando o poder de Estado obtêm-se também o controle de toda a sociedade, sendo capaz a transformação de uma sociedade capitalista para uma socialista e posteriormente comunista? Segundo a obra de Michael Foucault, o poder não é um instrumento no qual podemos possuir ou adquirir. Existe na verdade múltiplos poderes, relações de poder. Certamente que Foucault não é marxista, mas não me incomodo de usá-lo aqui para explicar o fu

PRA CIMA DO GIGANTE

ssa é a família, pra cima do gigante emissários e culto racional (firme e forte e avante) novas vidas me motivam, inspira caminhada musica por musica pra nós não vale nada com unção, com temor propagando o amor, das quebradas com amor, expulsamos o terror não negociamos a nossa fé carater amizade assim que é unidos na junção alvo ou compromisso longe do holofot buscando o princípio se não for pelas vidas o porre é em vão em busca da vaidade se vivi na iluzão de ganhar a glória fama e dinheiro o mano se corrompe e os sonhos viram pesadelos emissários a proposta de renovação trazendo boas novas diferenças ao seu coração esperança e fé, harmonia e benigidade, humildade nova vida trasformada de verdade refrão com cristo eu vou pra cima do gigante, eu vou firme e forte e avante! por cristo eu vou fazer mais que uma rima instrumento pra gloria de deus mao pra cima! (2x) cadê a meta o foco de pregar defender a coisa certa, princípios e valores não se vendem nem se empresta