Pular para o conteúdo principal

Estado laico cobrando multa de biblioteca que não disponibiliza Bíblia?

 

Depois de ler no G1 a notícia que segue, desisto, o Brasil não é um Estado laico. Obviamente que não desaprovo o fato de as bibliotecas disponibilizarem aos seus freqüentadores Bíblia, Corão, Torá ou qualquer outro livro de cunho sacro/místico. Uma casa de livros que não têm as escrituras sagradas das principais confissões religiosas é deficiente em seu acervo. Todavia, fixar multa é forçar a barra. Trata-se de movimento de eleição de uma crença por parte do Estado, inclusive em detrimento de outras religiões. O legislador não deveria se aproveitar da fé das pessoas para obter “dividendos” eleitorais!
Repito o que sempre defendi: a liberdade de culto/liturgia, a liberdade de crença (de aderir e de mudar) e a liberdade de organização religiosa têm fundamento constitucional (assim como a liberdade de ser ateu ou agnóstico). Então não estou aqui combatendo o fenômeno religioso. Ao contrário, defendo a liberdade de religião como um direito humano fundamental.
A minha luta é pelo Estado laico, que não assume para si nenhuma crença e que cuida de assegurar o pluralismo e a tolerância religiosa (a pregação religiosa cabe a cada igreja/confissão). A separação entre Estado e Igreja é uma conquista do iluminismo e se consolidou, no curso do desenvolvimento dos Estados democráticos e constitucionais, como um valioso acerto. Não dá para retroceder! Quem vai pagar a conta pelos seguidos recuos é a democracia.
Note-se a gravidade da situação trazida pela nova legislação carioca: o Estado vai utilizar o seu poder de polícia para fazer cumprir um norma cujo propósito é religioso, completamente destituída de apego à garantia de pluralidade!
Governo do Rio obriga bibliotecas a disponibilizar bíblias
04/07/2011 13h15 - Atualizado em 04/07/2011
Estabelecimento que não cumprir nova lei poderá ser multado.
Informação foi divulgada pela Alerj, nesta segunda-feira (4).
Do G1 RJ
O Governo do Rio aprovou uma lei que obriga todas as bibliotecas do estado a disponibilizar exemplares da bíblia. A informação foi divulgada pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), nesta segunda-feira (4).
De acordo com a Alerj, a lei foi publicada no Diário Oficial do Executivo desta segunda e é de autoria do deputado Edson Albertassi (PMDB). O estabelecimento que não cumprir a nova lei, poderá ser multado em até 2 mil Unidades Fiscais de Referências (Ufirs), o que equivale a R$ 4.270, de acordo com os indicadores financeiros deste mês de julho.
Poderá também gostar de:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

keneisianos...

John Maynard Keynes Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa Esta página cita  fontes confiáveis , mas que  não cobrem todo o conteúdo .  Ajude a  inserir referências . Conteúdo não  verificável  poderá ser  removido .— Encontre fontes:   Google  ( notícias ,  livros  e  acadêmico )   ( Setembro de 2016 ) John Maynard Keynes CB John Maynard Keynes Conhecido(a) por Macroeconomia ,  Escola keynesiana Nascimento 5 de junho  de  1883 Cambridge ,  Inglaterra Morte 21 de abril  de  1946  (62 anos) Tilton ,  East Sussex ,  Inglaterra Nacionalidade   Britânico Cônjuge Lydia Lopokova  (1892-1981) Alma mater King's College, Cambridge Causa da morte Ataque cardíaco Campo(s) Economia Política ,  probabilidade John Maynard Keynes  ( Cambridge ,  5 de junho  de  1883  —  Tilton ,  East Sussex ,  21 de abril  de  1946 ), foi um  economista   britânico  cujas ideias mudaram fundamentalmente a teoria e prática da 

NÃO SOU EU ...SIM MARX FALAVA 1818 - 1883

Poder e Luta de Classes A tradição marxista ortodoxa coloca o poder localizado no Estado. A burguesia, desse modo, governa a sociedade porque possui o controle do Estado. A antítese deste poder seria o partido comunista. Para um partido comunista tomar o poder, este deve se equiparar a um aparelho de Estado, com todas as suas regras, disciplinas, hierarquia. Seria uma espécie de um projeto estatal, um mini-estado. Um modelo do que será o futuro estado comunista. Porém, uma questão que surge é: estaria o poder localizado somente no Estado? Ou tomando o poder de Estado obtêm-se também o controle de toda a sociedade, sendo capaz a transformação de uma sociedade capitalista para uma socialista e posteriormente comunista? Segundo a obra de Michael Foucault, o poder não é um instrumento no qual podemos possuir ou adquirir. Existe na verdade múltiplos poderes, relações de poder. Certamente que Foucault não é marxista, mas não me incomodo de usá-lo aqui para explicar o fu

PRA CIMA DO GIGANTE

ssa é a família, pra cima do gigante emissários e culto racional (firme e forte e avante) novas vidas me motivam, inspira caminhada musica por musica pra nós não vale nada com unção, com temor propagando o amor, das quebradas com amor, expulsamos o terror não negociamos a nossa fé carater amizade assim que é unidos na junção alvo ou compromisso longe do holofot buscando o princípio se não for pelas vidas o porre é em vão em busca da vaidade se vivi na iluzão de ganhar a glória fama e dinheiro o mano se corrompe e os sonhos viram pesadelos emissários a proposta de renovação trazendo boas novas diferenças ao seu coração esperança e fé, harmonia e benigidade, humildade nova vida trasformada de verdade refrão com cristo eu vou pra cima do gigante, eu vou firme e forte e avante! por cristo eu vou fazer mais que uma rima instrumento pra gloria de deus mao pra cima! (2x) cadê a meta o foco de pregar defender a coisa certa, princípios e valores não se vendem nem se empresta