Pular para o conteúdo principal

SEGUNDA-FEIRA 29 AGOSTO RNW - NEWS, ANALYSIS AND BACKGROUND IN 10 LANGUAGES, WORLDWIDE 24 HOURS A DAY, ON RADIO, TELEVISION AND THE INTERNET.



 Hip hop: arma contra o poder estabelecido

Hip hop: arma contra o poder estabelecido

Data de publicação : 28 Agosto 2011 - 9:32am | Por Rafaël Thiébaut (Still do vídeo 'Fight the Power')
Assuntos relacionados:
Revoltas na Inglaterra. Distúrbios em Paris. A falta de perspectiva para muitos jovens vivendo nas periferias das grandes cidades europeias se manifesta às vezes de forma dolorosa. Uma das armas para enfrentar as autoridades é o hip hop. Quão poderosa pode ser a voz de uma pessoa? Este é o sétimo artigo da série da Radio Nederland sobre a canção de protesto no mundo.
Ouça ‘Riot’, com o grupo Reverend and the Makers: “O governo pedindo ‘confie em nós’, enquanto as pessoas gritam ‘don’t fuck with us’. Muitos homens terminarão disparando alguma coisa, porque uma necessidade é um dever quando os tempos são difíceis.”
O líder do Reverend and the Makers, Jon McClure divulgou uma declaração dizendo: “Assisti ao desenrolar dos acontecimentos no noticiário outro dia como todo mundo e fiquei chocado ao ver os prédios em chamas e pessoas perdendo seus negócios. Ver as notícias me fez lembrar de uma antiga música inacabada em que tínhamos trabalhado. Esta é a música. É de graça, não é uma coisa por dinheiro, de nenhuma forma, mas eu sinto que é meu papel como artista falar sobre isso e reagir ao que está acontecendo da minha própria maneira. Não vai ser um registro político, mas ficar calado quando há tumultos nas ruas não é pra mim. Espero que vocês gostem.”
McClure usa sua música para criticar tanto o governo como a sociedade: o hip hop é sua arma.
Importado dos EUA
O crítico de música holandês Alex van der Hulst diz: “Em primeiro lugar, o hip hop é usado para falar sobre a sua própria situação. ‘Seja real’ é o motto dos rappers.”
O primeiro rap de protesto – ‘Fight the Power’ – abordando a situação nos guetos negros foi lançado no final dos anos 1980 pelo grupo de hip hop norte-americano Public Enemy, e logo este estilo de música ganhou também a Europa.
O rap de protesto também é extremamente popular entre a geração mais jovem na Holanda, onde a maioria dos rappers não mede suas palavras. O rapper Appa é um holandês de origem marroquina e deixa claro que passou muito tempo nas ruas. Ele insulta as autoridades em termos explícitos no rap ‘Ik heb schijt aan de overheid’ (‘Estou cagando para o governo’).
Juventude sob pressão
Apesar da imagem do rap, de ser uma música para jovens filhos de imigrantes nas grandes cidades, o rap também é o veículo de escolha dos jovens do interior. E embora alguns raps falem de emoções positivas, são as palavras negativas que chegam ao noticiário. Bennie Semil, cofundador da Rotterdam Hip Hop House, sabe de onde vem a raiva: “A sociedade está indo pro inferno e tem muita pressão sobre a juventude, especialmente jovens em bairros pobres das cidades. E eles culpam o governo por isso.”
A juventude urbana na Grã-Bretanha e na França tem feito raps há mais tempo que a holandesa. Em ‘RMI’(nome dado ao seguro desemprego na França), MC Solaar, um rapper de origem africana fala sobre desemprego e desesperança entre os imigrantes e jovens da periferia das grandes cidades francesas. ‘Dans les bas-fonds on rêve des fonds du FMI, mais au fond on sait qu'les familles sont souvent proches du RMI.’ (No raso sonhamos com os fundos do FMI, mas no fundo sabemos que as famílias estão quase sempre perto do RMI).

ARTIGOS RELACIONADOS


De acordo com o jornalista Alex van der Hulst, a maioria dos rappers na Espanha e Alemanha é de ‘nativos’, ou seja, não são filhos de imigrantes. “O rap de protesto alemão começou durante a antiga divisão do país. Um bom exemplo disso é ‘Absolute Beginner’. Já o hip hop espanhol é principalmente sobre os problemas enfrentados por grupos separatistas, os bascos e os catalães. Os rappers de Barcelona At Versatis criticam o capitalismo e a dominação cultural da maioria castelhana.”
Embora a cena de hip hop tenha chegado à Europa Oriental, lá não existem raps de protesto. O gênero ainda está engatinhando no leste europeu e continua muito americanizado, sendo remanescente do rap negro do final dos anos 1980 – as roupas, as jóias douradas e o estilo de dança são os mesmos, mas a cor da pele é diferente. Aqui um exemplo de 'gangsta rap' russo.
Indo longe demais
Ocasionalmente um rapper vai longe demais: Mo$heb ameaçou matar o político holandês Geert Wilders em vários de seus raps. Em 2009, o rapper holandês de origem marroquina foi preso e condenado a uma sentença de 80 horas de serviços à comuniA eficiência do rap depende da maneira como a mensagem é transmitida. Em 2006, o governo holandês decidiu empregar a mesma arma e o então ministro da Justiça. Piet-Hein Donner, gravou um rap contra o uso de drogas. A música gerou críticas mistas. Bennie Semil comenta: “Uma boa iniciativa, mas considerada absolutamente ridícula pelas pessoas da cena do rap.”dade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

keneisianos...

John Maynard Keynes Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa Esta página cita  fontes confiáveis , mas que  não cobrem todo o conteúdo .  Ajude a  inserir referências . Conteúdo não  verificável  poderá ser  removido .— Encontre fontes:   Google  ( notícias ,  livros  e  acadêmico )   ( Setembro de 2016 ) John Maynard Keynes CB John Maynard Keynes Conhecido(a) por Macroeconomia ,  Escola keynesiana Nascimento 5 de junho  de  1883 Cambridge ,  Inglaterra Morte 21 de abril  de  1946  (62 anos) Tilton ,  East Sussex ,  Inglaterra Nacionalidade   Britânico Cônjuge Lydia Lopokova  (1892-1981) Alma mater King's College, Cambridge Causa da morte Ataque cardíaco Campo(s) Economia Política ,  probabilidade John Maynard Keynes  ( Cambridge ,  5 de junho  de  1883  —  Tilton ,  East Sussex ,  21 de abril  de  1946 ), foi um  economista   britânico  cujas ideias mudaram fundamentalmente a teoria e prática da 

NÃO SOU EU ...SIM MARX FALAVA 1818 - 1883

Poder e Luta de Classes A tradição marxista ortodoxa coloca o poder localizado no Estado. A burguesia, desse modo, governa a sociedade porque possui o controle do Estado. A antítese deste poder seria o partido comunista. Para um partido comunista tomar o poder, este deve se equiparar a um aparelho de Estado, com todas as suas regras, disciplinas, hierarquia. Seria uma espécie de um projeto estatal, um mini-estado. Um modelo do que será o futuro estado comunista. Porém, uma questão que surge é: estaria o poder localizado somente no Estado? Ou tomando o poder de Estado obtêm-se também o controle de toda a sociedade, sendo capaz a transformação de uma sociedade capitalista para uma socialista e posteriormente comunista? Segundo a obra de Michael Foucault, o poder não é um instrumento no qual podemos possuir ou adquirir. Existe na verdade múltiplos poderes, relações de poder. Certamente que Foucault não é marxista, mas não me incomodo de usá-lo aqui para explicar o fu

PRA CIMA DO GIGANTE

ssa é a família, pra cima do gigante emissários e culto racional (firme e forte e avante) novas vidas me motivam, inspira caminhada musica por musica pra nós não vale nada com unção, com temor propagando o amor, das quebradas com amor, expulsamos o terror não negociamos a nossa fé carater amizade assim que é unidos na junção alvo ou compromisso longe do holofot buscando o princípio se não for pelas vidas o porre é em vão em busca da vaidade se vivi na iluzão de ganhar a glória fama e dinheiro o mano se corrompe e os sonhos viram pesadelos emissários a proposta de renovação trazendo boas novas diferenças ao seu coração esperança e fé, harmonia e benigidade, humildade nova vida trasformada de verdade refrão com cristo eu vou pra cima do gigante, eu vou firme e forte e avante! por cristo eu vou fazer mais que uma rima instrumento pra gloria de deus mao pra cima! (2x) cadê a meta o foco de pregar defender a coisa certa, princípios e valores não se vendem nem se empresta